Caixa de gordura: como funciona e normas

caixa de gordura floripa se liga na rede

Já pensou para onde vai o líquido despejado pela pia? Sim, para o sistema de tratamento de esgoto. Porém, antes disso, há uma etapa muito importante que auxilia na retenção de gorduras, graxas e óleos: a caixa de gordura.

Neste post vamos lhe explicar o que é, como funciona e as normas desse elemento indispensável para seu empreendimento.

Caixa de Gordura: como funciona e normas

A caixa de gordura é um componente do sistema hidráulico responsável por reter a gordura presente nos alimentos e líquidos que são despejados pelo ralo. Com seu uso correto, é possível evitar entupimentos na rede de esgoto. Existem 4 modelos de caixa: pequena cilíndrica, simples cilíndrica, dupla cilíndrica e especial, e a escolha depende da quantidade de cozinhas que irá atender.

Como funciona a caixa de gordura?

A caixa de gordura recebe efluentes da pia da cozinha, e é composta por um ou mais tubos de entrada e um de saída. A tubulação de entrada carrega água e gordura e, por gravidade, a água fica na parte inferior, enquanto a gordura flutua e se acumula na parte superior, formando uma crosta. Já a água, agora separada da gordura, consegue passar pela tubulação de saída e se junta ao resto do esgoto

O que acontece com a gordura retida?
Essa gordura que foi coletada pela caixa deve ser retirada periodicamente, a depender do uso da cozinha. Pode ser feito manualmente, retirando o cesto (em caso de caixa em PVC) ou raspando a gordura (em caso de caixa de concreto), ou ainda com o auxílio de uma empresa desentupidora. A gordura retirada deve ser descartada no lixo orgânico.
Caso não haja acompanhamento, pode ocorrer mau cheiro, escoamento lento ou retorno do esgoto pela pia, entupimentos das canalizações ou também transbordamento da caixa de gordura.
Por que preciso de caixa de gordura?

A NBR 8160/1999 é a norma que define e dita as regras de instalação, inspeção e funcionamento de caixas de gordura. Segundo ela, é obrigatória a presença da caixa de gordura no sistema de tratamento de esgoto de locais que possuem pia de cozinha, copa, churrasqueira ou máquina de lavar louça. A caixa de gordura não só é importante para o bom funcionamento da rede de esgoto, como também é obrigatória.

Já verificou como está a sua? Caso seu empreendimento ainda não esteja regularizado, temos a solução: clique aqui para mais informações.

Scroll to Top